Buscar
  • Tecnoeletro

Energia solar fotovoltaica: como funciona?


As vantagens e a viabilidade econômica da utilização de energia solar fotovoltaica já são bem conhecidas pela maioria das pessoas, uma vez que tem sido largamente utilizada nas indústrias, comércios e residências. Mas, você já se perguntou como funciona a energia solar fotovoltaica?

Quer entender de forma rápida e simples como funciona a energia solar fotovoltaica? A Tecnoeletro pode te ajudar! Confira aqui.


Como funciona a energia solar fotovoltaica?


A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz visível em energia elétrica, através das células fotovoltaicas, unidades fundamentais nesse processo de conversão.

As células fotovoltaicas são constituídas por um material semicondutor, que ao receber a energia provinda da radiação solar (fótons) geram a movimentação interna dos elétrons no material semicondutor. Essa movimentação interna dos elétrons gera uma diferença de potencial (tensão) dentro da célula fotovoltaica.

A tensão gerada na célula fotovoltaica dá início ao fluxo de corrente contínua nos contatos metálicos das células fotovoltaicas, permitindo o caminho para a circulação de corrente elétrica.

Um módulo fotovoltaico, ou, como popularmente conhecido, “placa solar”, é constituído de um conjunto de células fotovoltaicas interligadas eletricamente.

Estrutura básica de uma célula fotovoltaica

A energia elétrica provinda das “placas solares” em corrente contínua (CC) é convertida em corrente alternada (CA) através do inversor, para ser utilizada dentro das residências, comércios, e/ou injetar na rede de distribuição para gerar créditos (quando o sistema for on-grid).

Existem três maneiras de instalar um sistema de energia solar fotovoltaico:

  • Sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid): o sistema do tipo on-grid opera conectado à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica e, quando a geração é maior que o consumo, o fluxo de corrente gerada é injetado na rede e é contabilizado pelo medidor bidirecional, gerando créditos que serão abatidos no cálculo da fatura.


  • Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid): o sistema off-grid opera isolado da rede de distribuição, necessitando, dessa forma, de baterias para armazenar a energia elétrica quando a geração for superior ao consumo e para fornecer quando a geração não for o suficiente para suprir a carga (exemplo, no período da noite).


  • Sistema fotovoltaico híbrido: já o sistema híbrido tem a operação de modo simultâneo, entre on-grid e off-grid. Ou seja, o sistema híbrido opera conectado à rede de distribuição da concessionária integrado com um sistema de armazenamento de energia (baterias). Sendo assim, é capaz de suprir falhas na rede de energia, mesmo em períodos sem geração.

Se ainda restaram dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui! Ficaremos muito gratos em ajudá-los!


Considerações finais


A energia solar pode ser uma excelente opção para seu comércio, indústria ou residência.

A Tecnoeletro é uma empresa especializada e qualificada para prestação de serviços de instalação e manutenção de sistema fotovoltaicos. Se você procura por serviço de qualidade na região da AMESC, pode contar conosco!

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo